terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Conheça o Hospital do Livro

Se muita gente já sofre com uma orelinha de livro ou com abas sendo usadas de marcador, imagine uma página rasgada ou uma mancha na capa? Foi pensando nisso que, na cidade Graça, no interior de São Paulo, foi criado o Hospital do Livro. O projeto é da Biblioteca Municipal Dr Rafael Paes de Bastos e busca conscientizar as crianças dos devidos cuidados com os livros. De forma lúdica, a equipe da biblioteca ocupa o espaço do "hospital" dando a ele toda a dinâmica médica. O livro danificado passa por uma enfermaria, onde sua situação é avaliada. Em seguida, é encaminhado para o cirurgião, que consertará as páginas soltas ou ragadas, manchas ou qualquer outro dano. 



O hospital foi inaugurado em 2011 e, três anos depois, foi premiado pelo Ministério da Cultura na categoria "Projeto de Inovação e Boas Práticas em Bibliotecas Públicas". Idealizado pela bibliotecária Rosane Fagotti, o que começou como uma pequena sala hoje já é um verdadeiro hospital e reduziu, a partir da conscientização, em 50% o número de livros danificados, diminuindo também os custos com restauração. 


O hospital sensibiliza a criança e, ao mesmo tempo que encanta, mostra o "sofrimento" do livro e ensina que ele precisa ser cuidado. Além disso, toda a biblioteca tem imagens mostrando como manter o livro saudável. Felizmente, o projeto atinge não só a criançada, mas jovens e adultos, que estão mais cuidadosos na hora de manusear nossos queridinhos. 

Larissa Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário