sábado, 19 de dezembro de 2015

Filmes que você não sabia que eram inspirados em livros

Harry Potter, Jogos Vorazes, Crepúsculo, As Crônicas de Nárnia e tantos outras adaptações levaram uma legião de fãs aos cinemas nos últimos anos. Mas você sabia que existe uma infinidade de outros filmes que foram inspirados em livros? 




O Diabo Veste Prada, lançado em 2006, chegou a render a Meryl Streep uma indicação ao Oscar como melhor atriz. Mas o sucesso do longa já é conhecido. O que poucos sabem é que o roteiro é uma adaptação do romance homônimo, escrito em 2003 pela americana Lauren Weisberger. E para quem se apaixonou pela Andrea, Andy, vivida por Anne Hathway, uma boa notícia é que o livro tem uma continuação! Lançada em 2013, A Vingança Veste de Prada - O Diabo Está de Volta, se passa dez anos depois que Andrea deixa a Runway. Agora ela é uma editora bem sucedida e está prestes a se casar com um dos caras mais cobiçados de Nova York. Mas um fantasma do passado volta a assombrá-la. 


Alguns filmes são ainda menos conhecidos por seu livros, como Sexta Feira Muito Louca. Praticamente um clássico da Disney nos anos 2000, ele foi baseado no livro Freak Friday, de Mary Rodegers. O livro de origem foi publicado na década de 70 e reeditado ao longo dos anos. No entanto, a versão que maioria conhece, encenada por Lindsay Lohan, é um remake, da primeira adaptação da obra, feita em 1995, com Shelley Long e Gaby Hoffmann como as protagonistas. 

Esse é também o caso do filme O Pai da Noiva, baseado em um romance satírico de Edward Streeter. Mas a versão mais recende, vivida por Steve Martin, é o remake da primeira adaptação, feita na década de 50, com Elizabeth Taylor. 


Herbie, se meu fusca falasse, ou, Herbie, meu fusquinha turbinado, em sua nova versão, também veio das páginas de um livro! Escrito por Gosdon Buford em 1961 com o nome de Car, Boy, Girl, ele teve sua primeira adaptação em 1968. A mais recente conta com Lindsay Lohan como protagonista e foi realizada pelos estúdios Disney. 

E acredite, até a loirinha mais badalada dos cinemas esteve nas páginas de um livro. Legalmente Loira, vivida por Reese Witherspoon, foi escrito por Amanda Brown. 


Até mesmo clássicos do cinema, como Psicose, O Exorcista e Forrest Gump foram baseados nos livros. Psicose, por exemplo é resultado do livro do americano Robert Bloch, que no ano seguinte foi adaptado pelo cineasta Alfred Hitchcocok. Já o filme que foi considerado um dos mais assustadores de todos os tempos teve sua primeira versão nas páginas escritas por William Peter Blatty, em 1971. Forrest Gump: O Contador de Histórias foi criado por Winston Groom, em 1986. Mas apenas em 94 o filme ganhou sua adaptação, o que impulsionou as vendas do livro. 

Parece que os nossos queridinhos das estantes são mais presentes no cinema do que pensávamos! 

Larissa Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário