terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Resenha | Em Busca de Cinderela

Daniel tinha um horário vago na escola por conta de um erro da administração. Para que ninguém percebesse, ele passava esse tempo livre sempre escondido dentro de um armário de limpeza. Em um desses momentos, ele foi surpreendido pela entrada de uma menina misteriosa, com a qual sentiu uma conexão muito forte instantaneamente. Eles tiveram um momento íntimo no escuro daquele armário e se despediram sem nem mesmo trocar olhares. Por muito tempo ele fica pensando na menina que batizou, em sua cabeça, de Cinderela. Isso tudo é contado em Sem Esperança, segundo livro da série “Um Caso Perdido”, de Colleen Hoover. Só que a história do casal tem muito mais do que esse pequeno detalhe e, por isso, a autora presenteou os fãs com o livro próprio da história de Daniel e Six.

“Amo seu cheiro. Amo sentir seu corpo. E, apesar de eu nem ter dado um beijo de verdade nela ainda, já sei que amo a maneira como ela beija.”


Em Busca de Cinderela era, originalmente, um e-book. A introdução do livro físico é a história de vida da autora acompanhada de um agradecimento aos leitores pela credibilidade que ela ganhou com sua escrita. Colleen diz que esse livro específico é dos fãs, simplesmente porque sem eles não haveria nenhuma cópia física – nem motivo para que fosse feita alguma. Acontece que a impressão dessa história foi um ganho para qualquer apreciador de boa história. A dinâmica de Daniel e Six é divertidíssima de se ler, e as piadas feitas constantemente por grande parte dos personagens só dão mais fluidez à leitura. A protagonista passa longe de ser uma mocinha tradicional de livros de romance, e isso é o que a torna tão especial. O fato de o casal principal ser, a princípio, uma dupla de personagens secundários contribui muito para a formação da personalidade deles. Afinal de contas, nos dois livros principais da série, Daniel e Six são os melhores amigos do casal principal. É deles o papel de divertir, servir de base e de apoio para a vida de Holder e Sky.
Essa origem secundária dá liberdade ao leitor e à autora, que desenvolveu com perfeição a relação entre os dois protagonistas do spin off e todos os personagens que os acompanham. Ao mesmo tempo em que se pode ter uma pequena visão do universo já conhecido em Um Caso Perdido, cria-se um laço muito forte com o novo casal principal. É a mistura do melhor dos dois mundos.
Como qualquer romance, a história tem altos e baixos. Colleen Hoover é capaz, entretanto, de evitar que a narrativa fique cansativa ou óbvia demais. Ela carrega com maestria as doses perfeitas de comédia, drama, amor e reflexão. Uma característica da autora é a existência de um acontecimento surpreendente na vida dos personagens que, muitas vezes, é guia para desenvolvimento da história. Esse livro não foge desta regra. O background de Daniel e Six, se tratado de outra maneira, poderia ser considerado fora da medida do bom-gosto. Por sorte, Colleen deu a esse drama o peso exato para torná-lo uma parte essencial sem forçar desgosto.

A escrita é divertida e dá vontade de fazer o livro criar mais páginas. Até mesmo quando o foco não é no casal, acompanhar os pensamentos de Daniel e os comentários de seus familiares é uma atividade muito prazerosa. As descrições são muito bem feitas e é possível se imaginar em todos os ambientes a qualquer momento. Leitura imperdível para qualquer um que se interesse pelo gênero – ou queira se aventurar por ele.
Paula Prata

Nenhum comentário:

Postar um comentário