sábado, 14 de maio de 2016

Resenha | Eleanor & Park

Eleanor odeia a sua vida. Mas acima disso, ela odeia o fato de expor a sua vida. Precisa lidar com a submissão da mãe, a maldade do seu padrasto, a situação precária que sua família vive e, principalmente, preservar os seus irmãos. Park não se identifica muito com os ‘grupos’ da escola. Não é o motivo das piadas, mas também não é fã de fazer piadas com os outros. Não está contente com sua aparência e normalmente se sente deslocado.



Quando Eleanor entra no ônibus pela primeira vez, com suas roupas estranhas que escondem seu corpo acima do peso, descabelada, logo se torna motivo de piadas e ninguém quer sentar ao lado dela. Park tem um momento de descuido e a deixa ocupar o assento ao seu lado.
Começam uma relação sem palavras. Ele lê seus gibis, ela tenta acompanhar a leitura. Percebendo que ela os lia, ele começa esperar ela terminar para virar as páginas. No dia que ele dá o primeiro gibi pra ela levar para casa, Eleanor cuida como se fosse um troféu. Depois desse, isso se torna rotina.
Quando ele finalmente puxa assunto, descobrem a paixão mútua pela música. E vão se tornando inseparáveis. Ao longo do livro eles vão se apaixonando ao mesmo tempo que nos apaixonamos pelos dois.
Por trás de um romance apaixonante, Rainbow Rowell trás a tona o bullying das escolas. Eleanor é motivo de comentários maldosos, e passa por situações difíceis, ao mesmo tempo que Park vai se conhecendo e entendendo o que sente por Eleanor e passa a defendê-la.
Sabe aquele livro que você não consegue largar? Que se emociona e sofre junto com o personagem? Eleanor e Park tem um final com um gostinho de "Ué, já acabou? mas eu não estava preparada ainda!" porque a paixão adolescente é tratada pela autora de forma tão pura e fofa, que o leitor acaba se lembrando de como é ser adolescente e andar de mãos dadas pela primeira vez, a sensação do primeiro beijo...
Além disso, o livro aborda intensamente o ambiente familiar conturbado de Eleanor. A autora consegue trazer para as páginas a insegurança e o medo vividos pela personagem. 
Eleanor & Park, que chegou ao Brasil pela Editora Novo Século, passa uma mensagem linda sobre a importância de valorizar a beleza interior, do quanto o comportamento dos pais afeta os filhos e principalmente sobre o bullying e suas agressões, um aviso de que isso é muito mais que só uma brincadeira. É maldoso e prejudicial ao desenvolvimento psicológico.

É uma delícia se apaixonar por Eleanor e Park!

Aline Minte

Um comentário: