sábado, 6 de junho de 2015

Especial Dia Dos Namorados - Parte II

Com o dia 12 de junho chegando, a coisa mais fácil de se encontrar por aí é uma coleção de dicas de "como presentear seu amor", "como tornar esse dia ainda mais especial" e semelhantes. Nós não poderíamos ficar de fora disso, claro, e por isso preparamos o Especial Dia Dos Namorados - Parte I. Nele, você pôde encontrar ótimas dicas para amores-leitores. Mas também não podíamos deixar de lado aquela parcela da população que, ao ver todo esse frufru preparado, se arrepia. Por isso, na parte II do nosso especial, a nossa dica é para os solteiros.



É bom ser solteiro. De vários ângulos, pode-se ver as vantagens de não precisar dar satisfação para ninguém, não precisar se preocupar, nem comprar presentes ou sentir ciúmes. Mas o dia dos namorados, em geral, costuma ser o ponto fraco daqueles que levantam a bandeira do orgulho-solteiro. Afinal, como diria Caetando, "é que um carinho às vezes faz bem". Por isso, nesse dia dos namorados, preparamos para os solteiros uma compilação de livros para serem lidos com um pote de brigadeiro do lado e se enrolando nas cobertas. Isso mesmo, estamos dando passe livre para a fossa. Porque, convenhamos, uma fossa bem curtida até que pode ser gostosa. Para isso, separamos esses livros em três categorias, que você acompanha abaixo.

1) Se você quer sofrer por não ter um mocinho de livro em casa:

Anna e o Beijo Francês
Étienne St. Clair é um daqueles meninos pacote-completo. Americano que cresceu em Londres e estuda na França, é capaz de dar um banho de cultura. Isso se não bastarem os olhos castanhos, cabelos cacheados e a simpatia do protagonista criado por Stephanie Perkins. A autora, aliás, tem talento para criar mocinhos que arrancam suspiros. Cricket, de Lola e o Garoto da Casa ao Lado, não fica atrás de St. Clair em charme.

O Diário da Princesa
Michael Moscovitz pode não ter nascido na realeza, mas qualquer um que tenha acompanhado uma das séries mais populares de Meg Cabot sabe que o menino é, de fato, um príncipe. Apaixonado por Mia desde sempre, o mocinho não mede esforços para fazê-la feliz. Sua aparência completamente adorável, com olhos castanhos que fazem até a princesa de Genovia se derreter, complementa o brilho do personagem

Métrica
Will Cooper, o amor complicado de Layken no romance de Colleen Hoover, não deixa a desejar em nenhum aspecto. Irmão mais velho responsável, namorado perfeito, amigo compreensivo, neto educado, professor dedicado... Basicamente, o único defeito de Will, para os que realmente interessam (ou seja, os leitores), é o fato de ele não existir. Inclusive já achamos que é hora de o universo trabalhar para resolver isso, não é mesmo?

Azar o Seu!
A brasileira Carol Sabar acertou em cheio ao criar o Guga, amor de infância da protagonista Bia. Dentro daquele quadro do qual é difícil cansar, o irmão-mais-velho-da-melhor-amiga acaba se tornando cada vez mais agradável na leitura. Certo, a prepotência do mocinho poderia ser um fator ruim... Se o humor do livro não a redimisse. No fim das contas, Guga continua sendo um ótimo partido.


2)Se sua tristeza é não ter pra você uma protagonista tão maravilhosa quanto as que você lê:

O Projeto Rosie
Rosie é o tipo de mulher que consegue bagunçar qualquer vida. Até mesmo a vida regrada e certinha de Don Tillman, protagonista do livro de Graeme Simsion. Talvez por isso mesmo ela seja tão intrigante. Interessante, também. Rosie tem tudo o que Don considera inaceitável e, mesmo assim, consegue mexer com ele. Dá pra entender o que ela pode fazer com um mero leitor, então, certo?

Charlotte Street
A Garota. A Garota que conquistou Jason Priestley sem nem ter um diálogo com ele. Só por esse pequeno fato, já é possível perceber o quanto ela tem a capacidade de fazer alguém se apaixonar. Dan Wallace, em seu livro, cria o clima perfeito para aqueles que estão, assim como o protagonista, na busca de alguém que ainda não conhecem.

A Namorada do Meu Amigo
Se até o Cadu, que é melhor amigo do Beto, se apaixonou pela Juliana, quem somos nós pra não criar - pelo menos - uma afeição pela menina? Graciela Mayrink, brasileiríssima, criou uma história capaz de prender um leitor por horas, e fazê-lo ter opiniões fortes sobre todos os personagens. Além da mocinha principal, a irmã de Beto, Alice, é outra tentação para aqueles que buscam uma menina-dos-olhos.

Quem é Você, Alasca?
Alasca Young é o exemplo perfeito de mocinha a ser salva que se recusa a tal. Ela tem a dose certa de provocação, humor, enigmas e beleza. Capaz de quase enlouquecer o protagonista do livro de John Green, Miles "Gordo", a menina em si é um mistério a ser desvendado. E o livro é ótima companhia para aqueles que, assim como Gordo, estão a procura de rumo.


3)Se o que você inveja é só a história de amor do casal, no geral:

A Última Carta de Amor
Jojo Moyes já se provou, diversas vezes, digna de criar histórias que causem suspiros (de inveja, de emoção, de tristeza, de alegria... dos mais diversos tipos) em seus leitores. Junto a Ellie Haworth, uma das protagonistas, é possível acompanhar o amor secreto entre Jennifer Stirling e Antony O'Hare. A história arranca lágrimas facilmente, e o amor que resiste ao tempo semeia a esperança em qualquer um.

Eleanor & Park
Seria só mais um romance adolescente, se... Bom, se não tratasse tudo de forma tão única. A capacidade de Rainbow Rowell de abordar todos os tipos de assunto dentro de mentes de protagonistas tão jovens e, portanto, confusos, é invejável. O amor puro que nasce a partir de uma amizade cautelosa é só uma das características que tornam esse livro uma obra sensacional.

Simplesmente Acontece
Recentemente adaptada para o cinema, a história de Alex e Rosie atravessa os anos, um oceano, algumas dificuldades e surpresas, relacionamentos com outras pessoas... Basicamente, o casal demora anos para aceitar o que ambos já sabiam desde o princípio da amizade: eles são mais felizes quando estão perto um do outro. Cecilia Ahern conduz essa narrativa de um jeito inovador e cativante, que tem atraído cada vez mais leitores.

Todo Dia
David Levithan dá um show de talento ao criar A. O personagem, que acorda cada dia em um corpo diferente, ensina aos leitores sobre diversas coisas do ofício de ser humano, aquele que pensamos que conhecemos mas, na verdade, sempre nos atrapalhamos em fazer. A paixão de A por Rhiannon é envolvente, cativante e tem um desfecho inesperado, mas lindo.

Com a seleção já feita, cabe a você agora escolher, preparar o brigadeiro, se acomodar na cama confortável e, na medida do possível, ter um feliz dia dos namorados.

Paula Prata

Um comentário:

  1. Maravilhosooooooooooooooooooo!!! Não podia ser diferente!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir